Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Review do episódio 4x14, "Who's in the Box?"

Pois é, Pretty Little Liars está de volta (finally) e as nossas reviews também.

O episódio não foi mau, mas foi parado, no entanto, teve diálogos bastante reveladores. E a cena entre Hanna e Caleb? De partir o coração a qualquer um (da minha parte até teve direito a umas lágrimas).

Mas comecemos então a nossa review.

O episódio começa com as liars reunidas a falarem sobre o facto de Alison estar viva. Como era de esperar, elas estão incrédulas por a Ali ter estado todo este tempo viva e não lhes ter dito nada antes. Mais ainda por saberem que ela não volta a Rosewood por ter medo de alguém (Ezra?).


Spencer, inicialmente, mantém-se afastada da conversa e até assume uma expressão bastante pensativa enquanto olha para o exterior. No que pensaria ela?
Chegam então à conclusão que, para além da própria Alison, alguém teria interesse em que se pensasse que Ali estava morta. Mas quem?

As meninas vão fazer uma visitinha ao mausoléu onde se encontram os supostos restos mortais de Alison e é nesta cena que Hanna intervém com a sua inteligência escondida, sim, porque esta menina é mais esperta do que aquilo que nos quer fazer parecer.
Hanna explica então que acha que no lugar de Alison poderá estar uma outra rapariga que foi dada como desaparecida na mesma época de Alison, mas para isso precisam de pesquisar quem é que corresponde a esses requisitos. 

Entretanto, quem também está de volta, como não poderia deixar de ser, é a Sra. Dilaurentis. Eu tenho cá para mim que a Sra. Dilaurentis sabe que a Alison está viva ... neste episódio até a vemos trocar os lençóis e a coberta da cama da Alison. Ela dá a entender que faz parte do seu processo de luto, mas eu acho que é muito mais que isso.

Já que estamos numa onda de falar das mães da série, passemos agora a Ashley. A mãe de Hanna, depois de ver provada a sua inocência, parece que anda a ter alguns problemas em arranjar emprego, quem é que quer uma ex-assassina dar imagem à sua empresa? Aparentemente ninguém, mas ... a Sra.Dilaurentis parece não ligar a boatos e oferece um emprego a Ashley na sua agência de imobiliária. Mais! Segundo ela diz a Hanna, foi Alison quem lhe sugeriu esta ideia, sim, leram bem, a Alison! Segundo a Sra.Dilaurentis a Ali aparece-lhe em sonhos e dá bons conselhos. (Mais uma prova de que, além da Sra.Dilaurentis poder saber que Alison está viva, poderá ainda estar em contacto com a filha).

Quer Emily quer Spencer, tentam obter informações sobre o paradeiro de Jason para poderem falar com ele, mas parece que nem a Sra.Dilaurentis nem o Sr.Hastings estão interessados em que esse contacto seja feito. Qual a razão não sei, mas que aqui há marosca, isso de certeza que há, mais ainda neste episódio em que vemos que o Sr.Hastings não quer por nada que Spencer lide com a Sra.Dilaurentis. 

Toby está de volta e com ele o caso do suposto suicídio da sua mãe.


Neste episódio consegue-se fazer vários progressos relativamente ao falso suícidio. Toby, no tempo em que esteve ausente, descobriu que algumas pessoas com quem privava o Dr.Palmer sabiam que a mãe dele não tinha de facto cometido suicídio. A questão é que o caso foi abafado (com a ajuda de Wilden, como já sabemos) porque uma grande empresa está por trás de Radley, que é quem os financia, Declodyne.
É durante esta explicação que Toby dá a Spencer (já em casa dela) que surge um dos diálogos mais intrigantes. Lembram-se do suposto segredo que Spencer tem e que vai ser revelado e colocará tanto a sua relação com as meninas como com Toby em risco?

Spencer pergunta a determinada altura:
"Porque razão tudo vai dar a Radley?"
E Toby responde:
"Porque é lá que vão quando querem largar os seus segredos ... Wilden, Mona, Cece ..."
E Spencer completa:
"Eu."
Penso que não há dúvidas que ela se estaria a referir ao seu segredo. Não acham?

Agora Ezra. Ezra está de regresso à escola das nossas liars e está de novo a dar aulas. No final de uma das suas aulas ele chama Aria para falarem.


Há uma frase a que resumo toda esta conversa entre Aria e Ezra. Ezra quer pedir desculpas por tudo o que fez a Aria passar, mas há de facto uma frase que retemos automaticamente:
"Gostaria de ser a pessoa que tu pensas que sou."
Palavras para quê?

 As restantes liars aproveitam para se reunirem e ficarem a par daquilo que Hanna descobriu sobre uma suposta rapariga que desapareceu no mesmo dia que a Alison.


Ela chamava-se Sara e, tal como a Alison, era loira, tinha traços parecidos até relativamente à altura.
Hanna, mais uma vez em grande, explica que enviou e-mail para as amigas de Sara e combinou um encontro com elas onde poderiam falar do ocorrido como uma forma de partilharem a sua experiência relativamente ao assunto, e, claro, tudo isto para ficarem a saber mais sobre Sara e perceber se realmente será ela no lugar de Alison.
É neste momento que do nada começa a passar uma filme numa tela presente na sala onde as liars se encontravam, e essa tela contém uma mensagem de -A como não poderia deixar de ser.


O que achei mais curioso nesta mensagem é que possui praticamente a assinatura de Ezra, pois o filme que passa antes de aparecer a mensagem ocorre numa sala de aula, onde vemos alunos e professores. Além disso o filme é a preto e branco, tal como os filmes que Ezra gosta. Mas Ezra e não só, a Aria também é uma adepta destes filmes e ela não está presente com as liars neste momento, supomos que esteja ainda a conversar com Ezra, mas ... e se não estiver? Sabemos também que Aria adora cinema e cameras e que até sabe como trabalhar com elas. 

Sabem quem é que também está de volta? Caleb! Hanna tem direito ao seu reencontro também, não é só a Spencer.


No entanto, o reencontro de Hanna e Caleb não é feliz como imaginamos ... Caleb mata todas as saudades de Hanna mas explica que terá de voltar a Ravenswood, no entanto não dá qualquer explicação a Hanna (lembrem-se que Hanna não sabe que Miranda morreu) e ela pensa que ele gosta de Miranda e que quer voltar a Ravenswood por esse motivo, dizendo que a ofereceu de bandeja a Caleb (isso é verdade minha querida). Para mim, a cena de Hanna com Caleb foi a mais triste neste episódio, e já no final do episódio, quando eles se despedem (sem direito a beijo) e com uma Hanna praticamente a implorar para que ele não vá, vemos um Caleb de rastos a chorar, já a caminho de Ravenswood.


Finalmente chega o marcado encontro com as amigas de Sara, a outra rapariga desaparecida. Das liars, quem está presente é Hanna e Emily.


As amigas de Sara falam a respeito dela, da forma como desapareceu, quem era ela ... e é aqui que percebemos que as semelhanças entre Alison e Sara não são só físicas, mas acima de tudo em termos de personalidade são iguais! Sara também era o núcleo do seu grupo de amigas, também era vingativa e também as manipulava a seu belo prazer. Também elas sentem que não são as mesmas desde o seu desaparecimento e que era Sara quem as mantinha unidas. 
No entanto, durante esta conversa as nossas meninas percebem que Sara é o "alvo" errado, uma vez que ela foi vista pela última vez no dia a seguir àquele em que alguém no lugar de Alison fora enterrada.

Algo à parte, tendo em conta a imagem em cima e o que foi dito, podemos reconhecer semelhanças entre as nossas liars e estas meninas ... lembram-se de um spoiler que diz que um dos escritores quer que a 5ª temporada seja com outras liars ... e se eles já estão a apalpar terreno com a aparição destas novas "liars" para depois serem elas a substituírem Hanna, Spencer, Emily e Aria?

E finalmente a cena mais reveladora de todo o episódio! O encontro de Ezra e Mona.


Mona dá de caras com Ezra quando este se encontra a ver alguns livros. Por curiosidade, o título de um dos livros era "Evil Under the Sun", algo como "O diabo por baixo do sol", achei curioso :P
Mona encontra então Ezra e fala da inveja que sente das liars pela atenção que ele dá a estas e que pensa "como estaria melhor se encontrasse o mentor certo". Não sei se a Mona falava de "mentor" enquanto Ezra como professor nas suas aulas ou se enquanto -A. Sim, porque depois do diálogo deles eu acredito mesmo que Mona saiba a identidade verdadeira de Ezra e quem sabe não é ela a liar que vai descobrir primeiro (afinal ela também é uma liar). Vejamos o diálogo :

(...)
Mona: Pessoas que acham que eu sou uma coisa quando eu sei que sou outra. Mas você sabe tudo sobre esse tipo de coisas.
Ezra: O que é que te faz dizer isso?
Mona: Um pressentimento. Talvez sejam os livros que nos faz ler ... todas as máscaras e identidades secretas. Aquela lista de leitura é muito reveladora se souber o que procurar.
Ezra: E o que é que estás a procurar, Mona?
Mona: O que é que o Conde de Monte Cristo (personagem de um livro que é preso injustamente e depois se quer vingar de quem o prendeu) queria?
Ezra: Achas que tens direito a tanta vingança?
Mona: Você está na escola todo o dia, viu o que me aconteceu.
Ezra: E eu sei de algumas coisas que fizeste a outras pessoas.
Mona: "Aquele que estiver limpo de pecado", Sr.Fitz.
Ezra (aproximando-se mais de Mona): Deixa-me dizer-te o que eu aprendi sobre Rosewood Hihg. O medo é o motivador número 1. Antes fosse o amor por conhecimento, mas não é. É o medo. Medo do fracasso, medo de ser descoberto, medo de gostar da pessoa errada. Tu percebeste isso e ao longo do caminho livraste-te desse medo. E é isso que te faz especial.
Mona: Especial? Moi?
Ezra: Mas também te faz vulnerável. Medo pode ser algo muito bom, Mona. Pode impedir-te de subestimar as pessoas e impedir-te de cometer erros sobre o quanto podes provocar alguém antes que ele te devolva.

Após isto Mona fica, claramente, sob aviso e assustada e retira-se dizendo que sabia que Ezra lhe poderia dar bons conselhos.
Bem, devem ter percebido tal como eu que isto foi uma clara ameaça que Ezra fez a Mona por ela estar a pisar a linha. Por outras palavras, pareceu-me a mim que ele numerou os medos de Mona (ser uma fracassada, ser descoberta e amar a pessoa errada), mostrando que também está a par da vida dela e não só da das restantes liars. Também ficou claro que ele fez questão de falar do medo ao mesmo tempo que o provocava nela dizendo que ele estava pronto a ripostar caso ela abra a boca para dizer seja o que for dele. Bem, resultou, a Mona ficou realmente assustada e percebeu que Ezra não brinca,

Durante o episódio Toby e Spencer vão "conversar" (é mais uma ameaça) com a administradora da tal empresa que financia o Radley e deixam claro que ou ela limpa o nome da mãe de Toby contando que ela não se suicidou ou então darão cabo do bom nome da Declodyne, a tal empresa. Inicialmente ela não cede, mas a Spencer sabe ser bastante persistente levando-a a fazer o que eles pedem.
Nisto, Toby, mais tarde, acaba por contar ao Sr.Hastings, na presença de Spencer, o que a sua filha conseguiu e acrescenta ainda que ela daria uma óptima advogada.
O Sr.Hastings parece bastante interessado no feito da filha, acrescentando que se ela fosse advogada, arranjaria forma de fechar o Radley, dando a entender que ele o iria fazer. E Toby ficou interessado no encerramento de Radley também. Spencer pergunta mesmo o que é que o Sr.Hastings ganha com isso e ele fala que é uma forma de acabar com o lugar que acabou com Spencer, "Faço tudo pela minha família". Lembram-se de Toby dizer que é lá que iam todos aqueles que queriam libertar os seus segredos? Pois bem, o Sr.Hastings também deve ter deixado lá alguns.

Ezra e Aria voltam a encontrar-se, mas desta vez num sítio que nunca vimos antes, uma espécie de chalé onde Ezra a leva. 


Ezra explica que a casa é de um amigo e que ele toma conta dela quando ele está fora da cidade e que, segundo ele, esse amigo acabou por lhe oferecer o chalé. Pois bem, tudo treta a meu ver, podem dizer "olá novo covil de -A", porque foi onde Ezra levou Aria (que romântico). Caso para se dizer que Aria está mesmo na toca do lobo.
Ezra também explica que naquela casa não tem internet, telemóveis (deve ser deve) e que é perto da cidade mas não tão perto. Esta descrição é perfeita para uma emboscada ... será que é isso que Ezra está a planear?
Pois bem, mas o que é que acontece nesta cena? Aria e Ezra beijam-se! E sim, Aria anda com Jake, mas parece que o vai trair às escondidas com Ezra. Aliás, toda a conversa entre eles é estranha ... Ezra chega mesmo a dar algo a Aria (alguns leitores nossos dizem ser a chave do chalé,) e a dizer "poderá ser o nosso segredo". No decorrer desta cena parece que eles estão a falar além de um relacionamento que vão ter às escondidas, parece que estão a falar de algo mais ... é uma cena que pode ter duplo significado, sem dúvida.
Já agora, na imagem em cima, repararam no desenho da tela? É um comboio ... o cenário onde foi passado o episódio de Halloween da 3ª temporada.

Mais tarde, já numa outra cena, vemos Ezra deitado e Aria à janela a contemplar o exterior, acho que ela pensava que Ezra estaria a dormir, mas não ... vemos Ezra nesse momento a olhar para um alçapão existente na sala da casa. Enquanto via o episódio conclui que nele estivesse o novo mundo de -A, mas agora que escrevo esta review, não sei até que ponto aquilo não irá servir para ele raptar alguém e esconder depois (Alison? Ou umas das liars?).

Finalmente, Hanna revela às liars que tirou do covil de -A o diário de Alison e que não lhes mostrou antes dadas as coisas que Alison escreveu sobre elas no diário.


O episódio chega ao fim com mais uma cena de -A. Na última cena do episódio vemos alguém vestido de preto a entrar no chalé de Ezra (com certeza o próprio, não é?) e ir de encontro ao alçapão no chão daquela casa e a abri-lo.



Também neste episódio:

  • Alison não aparece neste episódio;
  • Mona tenta ser amiga de Hanna novamente mas Hanna não parece estar interessada, acabando por ignorar a tentativa de Mona;
  • Claire, uma das amigas de Sara, vai até ao Brew, depois deste fechar, e desabafa com Emily aquilo que sente em relação à sua amiga desaparecida, confessando que chegou a desejar a morte dela;
  • Há cenas entre Paige e Emily, mas nada de muito relevante. Na primeira cena vemos uma Emily a pedir que Paige pare de tentar "consertá-la" relativamente à lesão que não a permite nadar. E na segunda e última cena entre elas, Emily confessa ter beijado Alison em tempos.
Espero que tenham gostado da review :) e já sabem que mais tarde também será publicada a review do 6º episódio de Ravenswood aqui no blog.





12 comentários:

  1. o ezra dá á aria a chave do chalé (e diz-lhe que vai ser o seu segredo)

    ResponderEliminar
  2. Sua review me rendeu boas risadas , eu precisava disso , e eu acho que a Hanna deve ter sido abduzida e trocada de cérebro , porque a gente nunca viu ela ter uma idéia que poderia ser válida ! E eu não entendo como a Spence não pensou (Ainda) na idéia da Alison ter uma irmã gêmea ! E o Caleb e a Hanna , aquilo foi um 'Até logo' ou um 'tchau' mesmo ?
    E Ravenswood , saiu o episódio em Portugal , eu sou brasileira e nos sites que eu visito não saiu !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nicole!

      Que bom que fiz, pelo menos um leitor, rir-se com o que escrevo :P só espero que seja algo positivo como parece ser haha

      Ravenswood, no site português onde costumo ver também ainda não saiu :/

      Eliminar
    2. Ah! Quanto a Caleb e Hanna, penso que seja um "Até já", apesar de parecer mais um "adeus", mas Hanna vai aparecer em Ravenswood no episódio 10 :) acho que a despedida será nesse, oficialmente.

      Eliminar
    3. Bem , eu ri mt na parte que vc disse que a Hanna ofereceu a Miranda de bandeja pro Caleb , e eu concordo !
      A Miranda é uma personagem cativante !

      Eliminar
    4. Isso foi a Hanna que disse, eu só confirmei que é verdade :P

      E concordo contigo, apesar de tudo gosto muito da Miranda, é muito amorosa ela. Mas fico triste por Haleb, especialmente pela Hanna, ela não merecia isto, já viu o pai abandonar a mãe e ela própria.

      Eliminar
  3. Vocês, quando param a imagem, não conseguem traduzir?
    Não dá para ver tudo, mas deve dar para ficar com a ideia.
    Digo isto porque, tal como eu, há várias pessoas que vêem o episódio e que têm dificuldades em inglês, e este blogue costuma ser uma boa ajuda nesse aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M. :)

      Mas que sugestão pretendes fazer-nos? Não entendi bem o que nos estás a pedir :P queres que coloquemos imagens com as legendas?

      Eliminar
  4. EXPECULAÇÃO: pode ser só uma coincidência, mas a cidade da rapariga desaparecida (Sara) chama-se Courtland, a gémea dos livros chama-se courtney, parecem estar associados (pode ser uma pista) Esta cidade pode ter mais do que só uma rapariga parecida à Alison e desaparecida +/- no mesmo dia...

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei o episódio, mas não gostei do fim de Haleb. Não gosto da ideia de mudarem o foco de liars, a não ser como mencionaram acima a Sara ser uma das gémeas. Se a Sara está morta, mas a Ali viva e se vão focar outras liars às tantas haverá não duas mas três gémeas. Também reparei no comboio no quadro, a meu ver EzrA esteve no comboio de Halloween.

    ResponderEliminar