Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

domingo, 11 de janeiro de 2015

Review do 5x14

Este episódio marcou a estreia da parte B da 5ª temporada de Pretty Little Liars. A partir de agora, estamos em contagem decrescente para o grande final!



Passaram-se três meses desde o último episódio de PLL. As liars sairam do funeral de Mona e estão a falar do facto do corpo e da arma do crime ainda não terem sido encontradas.


Enquanto isso, Alison decide aparecer no funeral da sua ex-inimiga, levando um vestido cor-de-rosa floral, para dar os pêsames à mãe da vitima e para lhe dizer uma vez mais que não teve nada a ver com a morte de Mona.
Mas a mãe de Mona não aceita as desculpas e faz uma coisa que Alison já devia ter recebido à imenso tempo: um forte estaladão!
Entretanto, Hanna é a pessoa que consola a mãe de Mona pela dor terrível de perder uma filha. Ao fim do cabo, ela estava a tentar arranjar uma maneira de se despedir de Mona. E aquele velório provavelmente ajudou muitas pessoas.


Mas como um mal nunca vem só, Spencer recebe a noticia que os pais de Bethany Young entraram com uma petição para revogar a sua fiança. E isso tudo porque descobriram o motivo pelo qual Spencer foi presa!
Mas como sabemos, uma das pessoas que está dentro do caso é o mais recente Polícia Toby. Com a ajuda da detective Tanner, ele descobre os detalhes do mandato de prisão de Spencer.
O que convenceu o juiz foi o depoimento de uma testemunha. Alguém que viu Spencer no quintal dos DiLaurentis com uma rapariga loira, vestida com as roupas de Ali na noite em que a Bethany foi enterrada naquele quintal. Essa testemunha era Jessica DiLaurentis. Mas porque demorou 2 anos para ser revelado? Aparentemente, esse depoimento esteve escondido de propósito nos arquivos do ex-detective Darren Wilden. Mas qual foi o motivo?
Wilden era corrupto e foi pago para manter Jessica calada. Bethany era uma paciente de Radley, Jessica fazia parte do conselho de Radley. Ela teve um caso com o pai de Bethany... como a detective Tanner diz: "Parece que tudo nos leva de volta a Radley".


Mas há mais uma novidade a caminho. Ezra comprou o café The Brew e decidiu restaurá-lo. Numa conversa com Aria, ele pergunta-lhe se ela falou com Mike desde o velório. Admitindo que não, Ezra oferecesse para falar com ele porque afinal de contas, Mike amava Mona e deve estar a precisar de alguém com quem falar.


Por outro lado, Emily e Paige estão deitadas na cama a tentar encarar o futuro que se aproxima. Emily pensou que 3 meses fossem suficientes para se mentalizar que Paige teria que ir embora... mas não foram. Paige vai perder a formatura. O baile de finalistas. A oportunidade de continuar a sua vida ao lado de Emily.


Passando a outro casal, Caleb e Hanna reúnem-se para falar sobre Mona. Hanna culpa-se por ter pedido ajuda a Mona mas a verdade é que Mona estava debaixo do radar de Alison há imenso tempo. Apesar de todos os dotes de Caleb no que diz respeito ao mundo da informática, o computador de Mona está criptografado e seguro de uma maneira como nunca viu. Mas Hanna prefere que a ajuda venha de outro lado: Sra.Grunwald. Afinal, ela é a única que poderá encontrar o corpo de Mona. Obviamente, Caleb não gostou da ideia.



E depois, veio uma das cenas, que na minha opinião, foi das mais divertidas.
Aria decide sentar-se num banco do jardim e recebe a novidade de que foi novamente rejeitada por uma universidade. Ao mesmo tempo, Alison aparece-lhe à frente vinda não sei da onde. Aria espeta-lhe na cara que ela tem que se afastar porque é -A e porque assassinou Mona e Bethany. Alison diz-lhe pela milésima vez que não é a pessoa que elas pensam que é. Posto isso, Alison agarra-a bruscamente no braço e o que Aria faz foi o que impressionou todos. Agarra num apito e apita...apita...apita! Chamam-do assim a atenção das pessoas à sua volta, Alison afastasse.


Portanto, a única coisa que as Liars têm que fazer é provarem que Ali matou Mona, para Spencer poder ficar fora da prisão e para que Paige não tenha que sair de Rosewood. Parece fácil, certo?
E foi isso que fizeram.
Spencer e Emily vão a casa de Alison: Spencer pressiona Jason a contar a verdade à policia para assim mandar a baixo o álibi de Alison e Emily decide roubar a escova de cabelo de Alison para plantar evidências falsas na casa de Mona.


Já no Brew, Ezra tenta falar com Mike. Claramente, Mike não quer falar com ningúem. A dor dele é tão profunda. "Pessoas morrem. Pessoas vivem. É a única certeza que temos no mundo", admite.


Finalmente a Sra. Grunwald chega a Rosewood. Hanna dá-lhe um peluche de Mona para esta tentar descobrir onde está o seu corpo. "Uma odiava a outra, porque uma tinha medo da outra, porque uma sabia algo sobre a outra. Ela (Mona) não está em Rosewood. Ela está no escuro. Ela não está a ter uma passagem fácil. Traição. Traição e perda. A alma dela está presa. Ela está cercada de terra, e insectos e frio. Não há paz, só medo".

Depois disso, Aria decide pedir ajudar a Caleb. Não é normal que com as notas dela, seja rejeitada de todas as Universidades a que apelou. Aria pensa que -A poderá estar por detrás de tudo isso e Caleb decide ensinar-lhe os seus dotes.


Quando Emily e Spencer vão a casa de Mona plantar a falsa evidencia, os cabelos de Alison, descobrem que Mona tinha posto câmaras de filmar espalhadas pela sua casa. Essas câmaras foram encontradas pela policia, depois de Hanna ter contado isso à mãe de Mona. Nesse momento, as filmagens da morte de Mona são passadas no ecrã. Apesar de não haver muito sangue, são chocantes! Mona sendo atirada com força para a parede e sendo puxada pelos pés. Para quem acha Mona a melhor personagem de todas, e mesmo para quem não acha, foi muito difícil ter que assistir a estas imagens.
Jason finalmente admite que Alison não estava com ele no dia em que Mona foi assassinada. Ele tinha mentido primeiramente para proteger a irmã. Jason admite assim que a pessoa por detrás do ataque a Mona poderá ser Alison.


Ao mesmo tempo, Aria decide voltar ao Brew, quando é surpreendida por -A que lhe roupa o laptop de Mona. Foi uma cena forte, em que vimos que apesar de -A não estar para brincadeiras, não quer matar as liars. Se o quisesse, teria tido essa oportunidade com Aria. -A encosta-a à parede e com uma pistola de pregos, envolve-a num plástico para esta não escapar.


Quando Alison tenta escapar de casa para fugir à policia, as liars tapam-lhe a saída. Alison diz que se elas a deixarem ir presa, que serão as próximas na lista de -A. E depois, a frase que muitos de nós queriamos ouvir, realizou-se: "Alison DiLaurentis estás presa pelo assassinato de Mona Vanderwaal!" E nesta altura Alison não só é suspeita pelo assassinato de Mona, mas de Bethany também. Parabens, Spencer. Retiraram-te a queixa!


Numa conversa emocionada entre Mike e Aria, Mike admite estar farto de pessoas que agora dizem que Mona é uma santa quando na verdade não sabem como ela é na verdade. Para ele, Mona não era boa. Qualquer pessoa pode ser boa. Para ele, nunca vai existir alguém como ela. E de repente, o choro compulsivo de Mike é uma facada para os nossos corações. Uma dor sincera, real. A dor de ter perdido o amor da vida dele.


Outra facada foi a despedida de Paige e Emily. O momento chegou. Emily vai a correr ter com Paige ao aeroporto. Um sorriso estampado na cara. Afinal, Paige já não precisa de ir embora. Alison está atrás das grades. Não vai fazer mais nenhum mal! É seguro agora.
Mas não é... e Paige precisa de ir.
"Por favor, não vás", implora Emily. Mas Paige vai... e pela primeira vez em toda a relação delas, é Paige que não olha para trás. E pela primeira vez, Paige deixou de se preocupar unicamente com Emily e passou a preocupar-se consigo própria. E eu senti um orgulho enorme por isso!
Paige é a pessoa que as liars queriam ser. A pessoa que teve a coragem necessária de traçar o seu próprio caminho. De seguir o que sente sem olhar para trás. Mas ela vai voltar à série. Marlene King já confirmou isso. E quando esse dia chegar, eu vou estar à espera de a ver brilhar uma vez mais!


E quando tudo parecia estar seguro, estável.. um fogo de artificio veio relembrar que o mundo não é cor-de-rosa e que -A está em todo o lado.


O que acharam do episódio?

-D

Sem comentários:

Enviar um comentário